AGUAS DE PADUA INICIA REFORMA DA ETA MONTE ALEGRE
Os 04 filtros que fazem parte do sistema de tratamento de água da Estação de Monte Alegre estão passando por reforma e modernização. A ação faz parte do Programa de Melhoria Continua da concessionária, com foco na eficiência da operação. O investimento resultará na melhor qualidade da água tratada, distribuída os Moradores do Distrito de Monte Alegre.
Os tanques com materiais filtrantes, formados por pedra e areia especiais com diferentes tamanhos, dispostas em camadas e cobertas por antracito (carvão ativado), são responsáveis por tornar a água insípida e inodora. Eles são lavados periodicamente para evitar o acúmulo de partículas, que dificultam o processo de filtragem. A reforma deste leito consiste na remoção e troca completa do material. A atividade está sendo executada progressivamente e não compromete o abastecimento de água.
A filtração faz parte da fase final do tratamento de água, sua função é separar partículas e micro-organismos que não foram retidos nos processos de coagulação e decantação. A remoção desses flocos suspensos na água ocorre devido à aderência aos grãos de areia. “Com estes investimentos, a estação estará mais robusta para enfrentar as variações sazonais da qualidade da água bruta do Córrego dos Ourives, de onde a água é captada de forma parcial e de poços artesianos a outra parte” explica o engenheiro Romulo França, Coordenador de Operações da Água de Pádua.
